A família é a nossa primeira escola da vida: é nela que aprendemos valores essenciais para lidar com o coletivo, com as frustrações e também com as dificuldades que vão aparecendo em nossa caminhada. Através da convivência familiar, nossa personalidade se molda e define quem somos.

A preocupação e carinho com os filhos é uma das coisas que definem essa rede de cuidado e afeto entre as famílias, pois cada pai deseja que o seu filho seja feliz e conquiste várias coisas no decorrer da vida. Porém, esse é o seu único papel? Hoje iremos conhecer a importância que a família tem no processo de educação, valores e atitudes para repassar e ensinar.

A influência transmitida pela família exerce sobre a criança maneiras de lidar com seus sentimentos, compreensão, comportamento e desenvolvimento moral e ético. Os sentimentos transmitidos no cotidiano são essenciais para o desempenho escolar das mesmas, pois, por meio do afeto, elas são capazes de se sentirem suficientes, capacitadas, seguras e encorajadas.

Nessa perspectiva, a estruturação de cada ambiente familiar é fundamental para a contribuição nesse processo: se for um meio de agressividade ou inseguranças, isso vai afetar diretamente na inteligência emocional dos pequenos, na mesma intensidade que, se for um ambiente aberto para diálogos, estímulos e interação, é esperado que a criança lide melhor com as diferenças e com as emoções.

A ausência da participação familiar no processo de aprendizagem ocasiona baixo desempenho, baixa auto estima e até mesmo dificuldades de interação social. Essa participação não deve ser feita somente em momentos delicados, que é necessário o apoio dos pais na jornada escolar, juntamente da direção, para melhorar algum comportamento ou dificuldade da criança. Deve ser construído e alimentado a cada dia, criando uma rede de apoio e parceria entre família-escola. Reconhecer o esforço e dedicação dos professores também é um fator muito importante para que eles continuem tendo estímulo para exercer a sua profissão com amor e competência, dando o melhor para cada aluno.

É também no ambiente familiar que encontramos aconchego, abrigo e carinho. Esse afeto é essencial para nos darmos segurança e estabilidade e, principalmente nesse ano, após a pandemia, pudemos ver a importância que esse meio tem para nos ajudarmos a lidar com as dificuldades, medos e incertezas. Não existe família perfeita, mas existe a família que busca, todos os dias, acrescentar na vida um dos outros. O laço familiar é uma conexão emocional que ficará pro resto da vida. E você? Como tem nutrido a sua? Vamos juntos nessa missão de educar com amor, respeito e tolerância!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe também nosso perfil no Instagram: @faccolegioecurso