Muito se fala sobre alimentação saudável e como devemos melhorar nossas escolhas quando se trata das refeições. Mas você sabe qual a importância da ingestão de alimentos balanceados no nosso dia a dia, especialmente durante a fase escolar?

Para além do peso, comer adequadamente influencia também no processo de aprendizado e traz inúmeros benefícios para quem adota hábitos saudáveis desde cedo. A nutrição infantil não se resume somente ao fato de nos manter bem alimentados, pelo contrário: ela está ligada a diversos fatores importantíssimos para o desenvolvimento físico e intelectual.

youtube hero GIF by SoulPancake

Quando crianças, nosso corpo está em fase de crescimento e nossa rotina é bastante agitada, afinal, estamos descobrindo o mundo. Entre brincadeiras, estudos e demais atividades, o corpo gasta bastante energia e, sem estar bem nutrido, fica praticamente impossível dar conta de tanto esforço. E as consequências são claras: atraso no desenvolvimento psicomotor e corpóreo, falta de atenção na aula, que resulta no atraso intelectual, entre vários outros inconvenientes que vão surgindo ao longo da vida.

Além disso, outro argumento importante para manter uma alimentação balanceada e saudável na escola é que, durante a infância, nós conhecemos os sabores e criamos preferências alimentares. Com isso, se experimentarmos alimentos saudáveis desde pequenos, além de tornarmos muito mais fácil o hábito de comer “direito” quando crescermos, reduzimos também o risco de desenvolver diversos problemas na fase adulta, como doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros.

Para manter o peso ideal e ainda obter todos os nutrientes de que o corpo necessita é essencial ter uma dieta variada. Por isso, é muito importante consumir alimentos dos quatro grupos básicos (verduras, legumes e frutas; cereais; leite e derivados; carne). A boa alimentação é fundamental para a saúde e o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de influenciar no aprendizado, na concentração e no prazer de estudar. Por isso é tão importante desenvolver métodos que incentivem a educação alimentar desde a infância.