O ENEM 2021 está se aproximando!

A prova, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, conta com uma bateria de questões abrangendo as principais áreas de conhecimento, além da escrita de um texto (redação) dissertativo argumentativo.

Os candidatos realizam a redação junto às questões de linguagens e ciências humanas, no primeiro domingo do Exame. Seu tema só é revelado no momento em que se inicia a prova, em razão disso, cresce a especulação sobre as possibilidades de assuntos a serem abordados.

Embora sejam somente “previsões” sobre os possíveis conteúdos, é importante manter-se informado sobre elas, pois as previsões te ajudam a desenvolver melhores argumentos e narrativas interessantes para a escrita.

Confira algumas apostas para esse ano e se preparem!

Folha de papel e lápis

Violência Doméstica

Diante do cenário de isolamento social consequente à pandemia do coronavírus, o Brasil registrou o aumento do número de casos de violência contra a mulher. Por estar diretamente relacionada ao que estamos experienciando com a pandemia, a violência doméstica em geral, tanto contra as mulheres quanto contra as crianças, propõem uma discussão importante e atual.

Evasão escolar no Brasil

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicou que havia 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. A pandemia acaba acentuando esse movimento diante das condições socioeconômicas de ausência de recursos para as aulas online.

Meio ambiente

Os desastres ambientais são assunto recorrente no ENEM, principalmente agora que as pautas relacionadas aos esforços de defesa ambiental do mundo estão em cada vez mais destaque. Alguns pontos podem ser argumentados nesse contexto, como a ajuda financeira que o país está recebendo para diminuir o desmatamento na floresta amazônica ou a falta de saneamento básico em grande parte das regiões do Brasil.

Saúde mental diante da globalização

O crescente problema de saúde mental está sendo desenvolvido através de debates com extrema complexidade sociológica e psicológica. Desde a pressão estética à ansiedade e depressão, esse tema pode ser discutido em diversas vertentes, como o preconceito em procurar ajuda psicológica diante de uma narrativa de fraqueza em demonstrar emoções até a necessidade de investimento em tratamentos de combate ao problema enquanto medida de saúde.

Imagem de livro e folhas do livro

Nessa reta final, preze pelo conhecimento prático de tempo e resolução tanto das questões como da redação. Só é possível suas capacidades argumentativas através da prática de escrita, por isso, invista nesse método.

Você curtiu as dicas? Fique ligado(a) no nosso blog e no Instagram: @faccolegioecurso!