A arte na escola permite o crescimento através da experiência. As tentativas, erros e acertos fazem parte do processo educacional e na arte não é diferente: há muito o que aprender e evoluir. O exercício da arte, não apenas a “pintura pela pintura”, mas a compreensão do mundo que vivemos e as pessoas ao nosso redor faz parte do desenvolvimento intelectual.

É a arte que permite que possamos nos expressar criativamente, seja através das tintas, das palavras ou dos ritmos. Afinal, existem inúmeras maneiras de se expressar. Essa pluralidade oferece novos pontos de vista e ensina, acima de tudo, que há muito mais para vermos e criarmos do que nós podemos imaginar.

A concepção estética da criança não pode ser censurada ou colocada em uma “cerca” intelectual. Não há certo ou errado. Há o produtivo e o improdutivo. Nós, adultos, precisamos entender que a arte é uma ferramenta pessoal que apenas o próprio indivíduo consegue expressar. Uma música não significa o mesmo pra você e para outra pessoa. Todos temos vivências e opiniões diferentes e isto precisa ser respeitado.

Arte na Escola

O ensino da arte na escola é fundamental e traz uma série de benefícios para a formação do indivíduo como cidadão, profissional e, sobretudo, ser humano. Dentre muitas vantagens, a arte permite que a criança:

• Consiga expressar seus sentimentos

• Exercite a criatividade

• Conheça referencias mundiais

• Enxergue o mundo de maneiras diferentes

• Compreenda a importância do contexto artístico

• Atue como protagonista de sua própria criação

• Enriqueça a linguagem e cognição⠀

A arte é cultura, é aprendizado, é vida. A arte está em todo lugar e merece ser apreciada e desenvolvida por todos! Que tal aproveitar esta quarentena para estimular essa incrível habilidade?