A curiosidade faz parte da nossa vida desde a infância. Em uma fase de tantas descobertas, tudo desperta o nosso interesse, desde as formas e cores às palavras, sons, objetos e ações. Quando pequenos, uma das perguntas que mais fazemos é também a mais básica de todas: “Por quê?”. Questionamos tudo e todas as coisas e temos pressa para compreender o mundo ao nosso redor.

E isso é muito bom!

Estudos revelam que a curiosidade é também um fator muito importante no processo de aprendizado pois, além de preparar e estimular o nosso cérebro na busca por novas soluções e respostas, também torna o conhecimento uma experiência muito mais gratificante e prazerosa.

Incentivar a curiosidade é, portanto, incentivar o aprendizado. Sem ela, é mais difícil instigar o desejo em aprender.

E como podemos estimular a curiosidade nas crianças?

curiosidade e aprendizado

Algumas práticas são bem simples e podem ser aplicadas em casa:

  • Incentive o contato com a arte o meio ambiente
  • Cozinhe em família
  • Brinque ao ar livre
  • Utilize desafios e jogos de perguntas e respostas
  • Incentive a leitura e o uso da imaginação

Com essas dicas também é possível estimular a expressão de novas habilidades e noções de responsabilidade e autonomia. Ou seja, só temos a ganhar!

Quando abrimos espaço para a curiosidade, contribuímos também para que o aprendizado vá além das portas das salas de aula e se faça presente no nosso cotidiano. Então que tal colocar isso em prática? Este período de quarentena é um ótimo momento para colocar essas ideias em prática junto da família.

Gostou do conteúdo? Aproveite também para visitar nosso Instagram e conferir outras dicas!

Compartilhe esta postagem

Postagens Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO