Com a volta às aulas, após um período de recesso por conta das férias, fica até um pouco difícil manter aquele ritmo de estudo do ano letivo anterior.
Por conta disso, organizar o tempo para os estudos em casa novamente torna-se um desafio. Apesar disso, é necessário manter a organização e, consequentemente, definir metas e objetivos relacionados aos estudos diários.
Aqui você irá aprender sobre:
- Por que é necessário se organizar?
- Quais ferramentas é possível organizar o tempo?
- Defina metas
- Faça resumos, mapas mentais ou flashcards
Por que é necessário se organizar?
Ter um tempo reservado para estudar é fundamental para, por exemplo, conseguir bons resultados em provas e simulados, principalmente quando o aluno está focado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Então iniciar um planejamento estratégico com os horários definidos, estimula a criação do hábito do estudo no dia a dia. Escolher e aperfeiçoar o local de estudo pode tornar tudo mais produtivo.
Mas para não ser um momento visto como “chato” ou cansativo, podemos realizar a organização de uma forma leve, divertida e objetiva, além de desenvolver técnicas para manter o foco e a atenção.
Quais ferramentas é possível organizar o tempo?
Alguns aplicativos de organização são bem conhecidos entre os estudantes e pessoas que também precisam manter tudo dentro da rotina. Entre agendas e cadernos físicos, os “apps” do celular estão cada vez mais ganhando espaço.
Vamos conhecer o Google Agenda e o Todoist:
Google Agenda
O aplicativo permite organizar os compromissos por cores, aplicar notificações de aviso, além do compartilhamento da agenda com outros usuários do Google.
Todoist
Ideal para quem prefere alinhar as tarefas em ordem. Nesse caso, o Todoist é uma ótima opção por ser mais simples e objetivo, além de também contar com notificações/lembretes e colaborações em projetos compartilhados.
Defina metas
Como alcançar um objetivo maior no futuro? A partir da definição de metas agora, no presente. Não precisa tornar as metas cansativas, você pode ir realizando aos poucos, compreendendo e analisando o que faz mais sentido para a sua realidade.
Como definir as metas? Confira algumas dicas!
- Veja quais são as suas prioridades;
- “Quebre” as metas e torne cada passo um checklist;
- Escolha um espaço tranquilo e organizado para realizar os estudos;
- Tenha sempre uma agenda, caderno ou aplicativo para organização;
- Siga os horários definidos.
Faça resumos, mapas mentais e flashcards
Além dos aplicativos e bloquinhos para anotações, alguns outros recursos podem ser utilizados. No entanto, são ferramentas que permitem ser feitas no papel (manualmente) ou pelo celular ou computador (digital).
Resumos
Como o nome já diz, o resumo serve para literalmente resumir o assunto, como uma forma de tornar e guiar o estudo de forma mais objetiva e focada nas informações mais importantes.
Mapas mentais
O mapa mental é uma espécie de diagrama, em que você consegue direcionar as informações de uma forma mais visual e destacada. Para isso, podem ser usados elementos como setas, cores e símbolos relacionados ao tema.
Flashcards
São pequenos cartões usados para estudo e revisão de conteúdo, em que é possível ter acesso às informações de uma forma resumida e com os pontos chaves. Flashcards significa cartão rápido em português.