Pois essa dinâmica encanta os pequenos! Que as crianças são curiosas, isso todo mundo sabe. Mas aliar a curiosidade pelo conhecimento de mundo com a contação de histórias e incentivo a leitura é o combo perfeito para estimularmos a criatividade e a integração delas com o meio. Hoje, vamos aprender porque é tão importante inserir esse hábito na rotina escolar.

Contar histórias é uma atividade que está presente em nossa vida desde os primórdios da comunicação, pois a oralidade é uma forma de propagarmos a nossa identidade, cultura e conhecimento. É por meio da fala que conseguimos expressar sentimentos, experiências e sensações.

Exemplos de pinturas rupestres, que ajudaram historiadores a entender um pouco da experiência vivida pelos antepassados, registrada em figuras gravadas em cavernas que contam uma narrativa.

A maneira como contamos as histórias também são responsáveis pelo impacto que queremos causar nas pessoas – graças a entonação, gestos e elementos escolhidos para compor o cenário. Isso faz total diferença na experiência que queremos proporcionar! Afinal, se queremos que as crianças sintam prazer pelo momento, não vamos contar uma história de terror com um final triste, não é? O jeito que a informação será recebida, contribuirá para a forma que ela será transmitida num momento futuro. E para criarmos exemplo, precisamos dar o exemplo.

Pensando nisso, listamos 4 benefícios da contação de histórias para a educação infantil que você precisa conhecer! Vamos lá?

• Ludicidade

A ludicidade garante a inclusão de todos os pequenos nesse momento, pois abrange as diversas formas de concentração. Busque contar histórias de olhos fechados, chame as crianças para interagir e estimule a imaginação criando cenários e situações. Abuse da comunicação corporal para usar gestos com os olhos, mãos e boca.

• Combate ao bullying

A contação de histórias tem uma vantagem maravilhosa: podemos escolher o tema a ser tratado na aula. Por isso, trazer narrativas que mostrem a importância do respeito e inclusão ajudam a criança a partilhar sentimentos e momentos de vulnerabilidade com a turma. Aposte em recursos sonoros e visuais para criar um ambiente sensível e afetivo.

• Liberdade de expressão

O professor pode fazer a ponte entre a historinha contada e a opinião dos pequenos sobre o assunto, para incentivar rodas de conversa sobre a forma que cada um recebeu a narrativa.

• Incentivo a leitura

A leitura é primordial para todos nós e, quanto mais cedo ela for desenvolvida, melhor! A oralidade aguça o desejo por ler e, graças a contação de histórias, as crianças conhecem novos livros e experimentam, na prática, os caminhos que a leitura abre na mente.

Agora, só precisamos de mais três ingredientes para essa receitinha não ter erro: atenção, silêncio e imaginação! No FAC, incentivamos uma educação lúdica e participativa, e nada melhor do que trazer, desde cedo, essa vivência para os pequenos. Por isso, incentive momentos como esse na aula! Cada criança é um universo diferente e é maravilhoso observar a visão de mundo de cada uma.

Você já conhecia os benefícios da contação de histórias no desenvolvimento infantil? Agora que já sabe, traga isso para a rotina das crianças!

Acompanhe também nosso perfil no Instagram para mais assuntos como esse: @faccolegioecurso