Você sabe quais profissões serão uma tendência no futuro? Spoiler: algumas delas já são bem populares na atualidade e todas envolvem tecnologia de alguma forma.

 

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o post até o final!

Tecnologia e mercado de trabalho

A tecnologia é, sem dúvidas, um dos grandes fatores de mudança na nossa sociedade. Nos últimos trinta ou quarenta anos, o digital entrou nas nossas rotinas e mudou a maneira que lidamos com informações, com notícias, com as nossas relações interpessoais e com o trabalho.

Durante o ano de 2020 e parte de 2021, percebemos como a internet foi uma ferramenta essencial para todos nós. “Reaprendemos a aprender” a distância, adaptamos nossos escritórios e as casas se tornaram escolas, faculdades e ambientes de trabalho.

Gif de robô acenando

Mas, como será o futuro? Quais profissões serão mais requisitadas? É possível saber as tendências do mercado de trabalho?

 

Separamos algumas dicas para vocês que estão buscando um caminho profissional no futuro a curto e médio prazo. Confira:

 

Desenvolvedor de softwares

Ilustração colorida de um homem de barba utilizando várias telas com conteúdos de computação e programação.

Este é o profissional que, através das linguagens de programação e códigos, desenvolvem sites, aplicativos, games e soluções digitais. 

Apesar de ser uma profissão altamente requisitada desde o início dos anos 2000 ( com o boom da internet em casa) a tendência é aumentar ainda mais para o futuro próximo.

Esta é uma boa ideia de carreira para quem curte tecnologia e gosta de descobrir os “bastidores” de cada produto digital. É importante desenvolver habilidades de lógica, sistemas de informação, matemática e computação.

Professor online (EaD)

Ser professor é uma profissão atemporal. Desde sempre, os professores ajudam a construir o mundo, um aluno por vez. Agora, entretanto, surge uma necessidade que antes se limitava a poucas pessoas: o ensino a distância.

Claro, para ser professor é preciso ter uma formação na sua área desejada. Apesar disso, o professor online aprende a desenvolver novas técnicas de didática que facilitam a compreensão dos alunos

Gif de professor mostrando apresentações com dados

Imagine só desenvolver uma página web com conteúdos multimídia para uma disciplina específica ou estabelecer apresentações inovadoras que captam a atenção dos alunos. Quem sabe, talvez, utilizar a realidade virtual e a realidade aumentada para explicar um assunto de uma forma mais divertida. 

Tudo isso (e muito mais) é possível, afinal, as possibilidades da tecnologia são infinitas.

Especialista em segurança da informação

Ilustração em 3D colorida de duas nuvens com uma câmera de segurança acoplada a uma delas.

Com o acesso à tecnologia estando mais disponível para mais pessoas a cada dia que passa, surge também a necessidade de conhecer e desenvolver as possibilidades de segurança dos dados.

Todos os dias vemos notícias de vazamentos de informações de usuários, roubos de senhas… Tudo isso é um trabalho constante de conhecer a informação e saber como armazená-la da forma mais apropriada para cada empresa.

Aqui, é preciso saber bastante sobre programação e sobre as maiores novidades do mercado de segurança, pois é preciso estar sempre um passo à frente dos invasores.

Designer de inovação

Gif de Lindsay Lohan falando, em inglês,

O designer de inovação, como o nome sugere, é um profissional focado no desenvolvimento de ideias e soluções para empresas e pessoas físicas

Apesar de não ser algo muito comum no nosso país, é uma tendência de mercado: em breve, as empresas precisarão de mais novidades para que possam se destacar para os clientes.

Para o designer de inovação, o mais importante é ter visão de futuro e pesquisar tendências a fundo, além de ter um bom conhecimento de desenvolvimento e engenharia industrial.

Especialista em e-commerce

Fotografia colorida de mãos masculinas segurando um cartão de crédito prestes a fazer uma compra pelo computador.

Quem viveu em 2020, sabe: comprar pela internet não é mais apenas uma opção para early-adopters (aquelas pessoas que adoram uma novidade de tecnologia), é uma necessidade geral.

Seja um simples pedido por um aplicativo de comida ou um vestuário online em que você pode experimentar roupas com a realidade aumentada, o especialista em e-commerce deve conhecer todas as técnicas para atrair clientes, criar uma boa experiência do usuário e garantir a fidelização dos compradores.

Cada vez mais, empresas estão convertendo seus formatos de negócios para o virtual, portanto, se especializar nesse setor é uma boa maneira de garantir um futuro brilhante!

Nosso texto fica por aqui! Você curtiu as dicas? Quer conhecer mais tendências e profissões do futuro? Fique ligado(a) no nosso blog! 

 

Se preferir, siga o nosso perfil no Instagram (@faccolegioecurso) para receber as novidades no seu feed!

Compartilhe esta postagem

Postagens Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO