A escola, na maioria das vezes, é o nosso primeiro contato com pessoas diferentes do nosso convívio familiar. É a primeira experiência de socialização e de conhecimento não somente de conteúdos didáticos, mas também de diferentes gostos, culturas, etnias, hábitos, características e comportamentos.

É na escola que formamos nossos primeiros laços e que temos a oportunidade de conhecer e conviver com realidades que se diferem da nossa, em que vivenciamos na prática a grande miscigenação que forma o nosso país.

Qual o papel da escola em promover o respeito às diferenças?

Como instituição que carrega o papel de formar cidadãos para a vida em sociedade, é na escola onde devemos aprender a compreender e respeitar as diferenças. Ensinar a importância do respeito à diversidade entre os alunos é fundamental para que qualquer forma de discriminação seja combatida desde os primeiros anos do ensino infantil. Afinal, todos nascemos sem conhecer o preconceito, e o melhor momento para tratar desse assunto é justamente na fase em que damos início aos nossos relacionamentos interpessoais.

Diversidade na Escola

O ambiente escolar é o espaço ideal e propício para educar as crianças a saber gerir diferenças e relacionamentos saudáveis, ensinando a cada aluno sobre como conviver uns com os outros, deixando de lado estereótipos e julgamentos que estão enraizados em outras esferas da sociedade.

Nossas crianças podem e devem crescer livres para caminhar sem pesos e julgamentos por serem quem e como são e o respeito às diversidades é parte fundamental da nossa trajetória educacional. Desconstruir padrões já estabelecidos no mundo em que vivemos não é uma tarefa fácil, mas com pequenos gestos e ações podemos ajudar a formar cidadãos que construirão um mundo melhor para todos.

Nosso Brasil é um país rico em diversidades e cabe a nós garantir o respeito à elas. São nossas diferenças que nos tornam únicos, então por que rejeitá-las? Vamos celebrá-las!

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o FAC? 👉 Visite o nosso Instagram!