Os avanços tecnológicos e da ação do homem trouxeram tanto consequências boas, quanto resultados preocupantes no Planeta Terra. Enquanto por um lado novas possibilidades e oportunidades são criadas e descobertas importantes são feitas, por outro, a natureza tem sofrido com o uso inadequado dos seus recursos e o descuido com o meio ambiente.

Com isso, o ser humano tem percebido, de forma cruel, que a exploração descontrolada desses recursos é finita e que nossas ações geram reações no meio natural. O lixo que polui a água e atrai doenças, o esgoto que contamina rios matando peixes e inviabilizam o uso pelo homem, o ar poluído que afeta nossa respiração e as mudanças climáticas drásticas causadas por todo um conjunto de fatores que envolvem ações humanas   são alguns exemplos de como tudo que fazemos gera uma consequência.

Educação ambiental: o que é?

É pensando em mudar a nossa realidade para garantir um futuro melhor para as próximas gerações que atua a educação ambiental. Responsável por formar indivíduos preocupados com o meio ambiente e que entendam a importância da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, seu principal objetivo é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes a fim de promover a conservação da natureza e estimular reflexões e soluções para os problemas ambientais já existentes.

A mão do homem segurando garrafas de plástico e caixa de ovos em caixa de papelão Foto gratuita

Ensinar as crianças e adolescentes sobre as causas e consequências das nossas ações perante o meio ambiente e relacioná-las aos contextos social e histórico, é de suma importância para manter o planeta favorável à vida e assegurar às gerações futuras os meios necessários para seu desenvolvimento social e econômico. Tendo isso como foco, a educação ambiental surge como uma importante ferramenta transformadora da sociedade.

Quais os objetivos da educação ambiental na escola?

A construção de uma população consciente, a consequente melhora da qualidade de vida e saúde e a preservação dos recursos naturais são alguns dos principais benefícios advindos da educação ambiental. Para atingir esses objetivos, a mudança de comportamento deve ser aprendida na prática para formar cidadãos responsáveis e o cotidiano da vida escolar é um espaço ideal para isso.

Integrar a educação ambiental na vida escolar possibilita a aproximação entre aluno e ambiente natural, fazendo com que ele perceba que faz parte de um meio e que deve cumprir seu papel para protegê-lo. O ideal é que esse processo reúna todo o quadro de professores, funcionários e estudantes, para que, juntos, construam uma rede de conhecimento, com o objetivo de desenvolver as competências necessárias e mudar a relação com o meio ambiente.

Garotinho segurando o solo e planta no parque Foto gratuita

Para chamar e prender a atenção dos alunos, é importante que o conteúdo seja desenvolvido de forma dinâmica e conciliando teoria e prática. Assim, os estudantes podem participar como agentes ativos no processo de aprendizagem e são capazes de visualizar o resultado real que uma mudança comportamental pode causar.

Qual a sua opinião sobre o ensino da educação ambiental na escola? O FAC Colégio e Curso acredita no poder de cada indivíduo para fazer a diferença no mundo. Comenta pra gente o que você acha!

Compartilhe esta postagem

Postagens Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO