É considerado bullying o ato de intimidar e constranger outras pessoas com atitudes que causem desconforto e constrangimento de forma recorrente e violenta (tanto física, quanto mental).
Essas ações colaboram para o surgimento de inseguranças e uma série de complicações socioemocionais para a vida das vítimas.
Em função do bem estar dos alunos, é um dever da escola promover projetos e campanhas que possam conscientizar os estudantes sobre os efeitos da prática do bullying. Veja algumas iniciativas essenciais para lutar contra essas atitudes:
Atitudes que colaboram para o combate ao bullying
Geralmente, a prática do bullying pode estar relacionada à aparência física da vítima, as diferenças ideológicas e/ou comportamentais entre grupos.
Para combater o bullying na escola, é preciso reforçar o exercício das seguintes ações:
Medidas de Prevenção
Para prevenir a prática do bullying é preciso conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre o assunto, evidenciando quais são os danos dessa ação para as vítimas e as formas de penalização para os agressores.
Além disso, proporcionar atividades que colaborem para o desenvolvimento socioemocional dos alunos colabora para o fortalecimento do sentimento de empatia e senso de humanidade.
Diante de qualquer sinal ou denúncia desse tipo de violência, cabe à escola intervir e buscar formas que garantam o bem estar dos alunos.
Incentivar o respeito à diversidade
Na maioria dos casos, esse tipo de violência pode estar relacionado às diferenças étnicas, comportamentais e/ou ideológicas entre os estudantes. Diante disso, a escola pode criar atividades e ações que promovam uma compreensão e valorização da diversidade.
Conscientização no ambiente escolar
Para fortalecer a compreensão sobre o tema e agir a favor da conscientização dos alunos, é preciso também, garantir que os pais e responsáveis entendam a importância desse assunto.
Muitas vezes, o diálogo entre pais e filhos sobre a prática do bullying pode colaborar para que a vítima se sinta acolhida e denuncie alguma situação ou, até mesmo, reforce valores socioemocionais no agressor.
O Colégio FAC atua ativamente na construção de um ambiente escolar saudável para os estudantes, fortalecendo a liberdade de expressão e o sentimento de bem estar entre os jovens.
Através de atividades benéficas, colaboramos para a formação e desenvolvimento de jovens cidadãos mais empáticos, solidários e humanos.
Leituras Recomendadas:
Gostou desse conteúdo? Conheça a nossa escola e continue nos acompanhando através do Instagram!